A regra da comunidade (1QS)

Compartilhe:

A Regra da Comunidade, chamada em hebraico Serej Ha Yajad (סרך היחד, “Regulamento da Comunidade Yahad”) é um dos manuscritos mais significativos achados em Qumran, pois é a principal fonte que nos fornece informações detalhadas sobre a vida dos homens que habitavam aquele enclave ao norte do Mar Morto.

Este documento refere-se, de forma concreta, a uma comunidade monástica, extremamente religiosa, coletivista e masculina.

Este texto é um tipo de estatuto comunitário da comunidade e detalha questões como a aceitação de novos membros, bem como a expulsão de membros já existentes, regras de comportamento, punição daqueles que violam essas regras, formas de conduzir as reuniões da comunidade, cerimônias rituais, etc.

O número de assuntos estabelecidos nestes regulamentos é muito variado, desde a forma como a cerimônia de admissão de novos membros é realizada, até as punições que devem ser dadas àqueles que falam com seus vizinhos de forma insolente ou impaciente.

Punições severas são aplicadas àqueles que adormecem nas reuniões da comunidade ou àqueles que interrompem os outros quando estão falando na reunião.

Um dos comportamentos exigidos aos membros da comunidade é o estudo em grupo das escrituras, incluindo turnos noturnos para que o estudo seja feito durante 24 horas.

Aqueles que traíram o Yahad eram punidos com expulsão perpétua (não é detalhado o que chamam de “traição”), assim como qualquer que tentasse ajudá-los.

Eles se viam a si mesmos como um grupo sacerdotal cujos princípios teológicos eram a crença na predestinação, ou seja, que tudo já está planejado por Deus (o homem não é capaz de decidir sobre suas ações) e a crença de que no mundo havia dois poderes: o bom instinto e o mau instinto, um conceito que se assemelha a outro documento encontrado em Qumran: “Os filhos da luz e os filhos das trevas”.

Fontes

  • The Dead Sea Scrolls, Qumran, and the Essenes (2010) Magen Broshi

Deixe seu comentário:

Inscreva-se e receba nossas novidades!

Quer ser o primeiro a receber novidades, atualizações, artigos e materiais exclusivos?